quarta-feira, 30 de maio de 2012

Origem da escola

Breve histórico


A Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, surgiu a partir da demanda de matrícula apresentada à Rede Municipal, no dia 20 de março de 2006, pois as escolas locais não suportavam a demanda devido ao aumento populacional.
Em virtude do fechamento da Escola Santa Lúcia, situada na Av. Belmiro Amorim, a Prefeitura Municipal de Maceió, alugou o prédio para instalação da então Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, onde anteriormente funcionava uma escola particular e isso apresenta reflexos em sua estrutura, que por sinal está bem conservada, que fica em frente à Escola Municipal Jaime de Altavila. A referida escola foi oficializada através do ato de criação nº. 6.646 de 21/03/2006 com o nome de Escola Municipal Jaime Amorim Miranda. (Retirado do PPP)
O nome da escola foi uma homenagem ao ilustre jornalista e advogado Jaime Amorim Miranda, nascido em Maceió, no bairro do Poço, em 18 de junho de 1926, filho de Mantel Miranda e Hermé Miranda. Desde sua juventude, o mesmo se engajou nas fileiras do Partido Comunista – PCB. Tornou-se diretor do Jornal Semanário A voz do Povo, que circulou em Maceió até ser destruído durante o golpe militar de 1º de abril de 1964.
Jaime Miranda foi referência dos intelectuais engajados nas lutas sociais e figura de destaque nacional na esquerda brasileira, como integrante da Comissão Executiva do PCB e colaborador do Seminário “Novos Rumos” que circulava em todo território brasileiro. Chegou a ser suplente de Deputado Estadual, em Alagoas e durante as prisões políticas de 1964, foi considerado pela Ditadura Militar como principal figura política da esquerda alagoana.
Em função do seu destacado papel nos bastidores da resistência democrática, Jaime foi capturado pelas forças de repressão política em 1975, no Rio de Janeiro, onde sofreu bárbaras torturas nos porões da polícia política e foi assassinado em seguida sem que a família e a sociedade saibam até hoje do seu paradeiro. Por tanto foi sem dúvida, um intelectual, jornalista, advogado e militante político, ao quais os trabalhadores e a democracia devem uma grande reverência.
A Escola Municipal Jaime Amorim Miranda com o decorrer dos anos sofreu modificações referentes à modalidade educacional, que desde a sua fundação que faz pouco tempo em 2006 até 2008 assegurou a modalidade de ensino contando com o ensino infantil e fundamental da 1º a 8º série, mas iniciou sua modificação em 2009 quando ocorreu a reformulação da educação básica acrescentando mais um ano e
modificando a nomenclatura de séries para anos, onde a escola estabeleceu do 1º ao 9º ano do ensino fundamental I e II. Nos anos de 2010 e 2011 a instituição de ensino Jaime de Amorim sofreu modificações significativas, em 2010 a escola compreendia do 6º ao 9º ano e também apenas uma turma do 1º ano do ensino fundamental, já em 2011 a escola permaneceu compreendendo do 6º ao 9º ano e também apenas uma turma do 2º ano do ensino fundamental, justamente para cobrir o ano anterior. Porém em 2012 a Escola Municipal Jaime de Amorim Miranda modificou pouco em relação aos dois anos anteriores, onde continuou com a modalidade de ensino compreendendo do 6º ao 9º ano do ensino fundamental apenas. Como podemos identificar no quadro abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário