quarta-feira, 30 de maio de 2012

Origem da escola

Breve histórico


A Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, surgiu a partir da demanda de matrícula apresentada à Rede Municipal, no dia 20 de março de 2006, pois as escolas locais não suportavam a demanda devido ao aumento populacional.
Em virtude do fechamento da Escola Santa Lúcia, situada na Av. Belmiro Amorim, a Prefeitura Municipal de Maceió, alugou o prédio para instalação da então Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, onde anteriormente funcionava uma escola particular e isso apresenta reflexos em sua estrutura, que por sinal está bem conservada, que fica em frente à Escola Municipal Jaime de Altavila. A referida escola foi oficializada através do ato de criação nº. 6.646 de 21/03/2006 com o nome de Escola Municipal Jaime Amorim Miranda. (Retirado do PPP)
O nome da escola foi uma homenagem ao ilustre jornalista e advogado Jaime Amorim Miranda, nascido em Maceió, no bairro do Poço, em 18 de junho de 1926, filho de Mantel Miranda e Hermé Miranda. Desde sua juventude, o mesmo se engajou nas fileiras do Partido Comunista – PCB. Tornou-se diretor do Jornal Semanário A voz do Povo, que circulou em Maceió até ser destruído durante o golpe militar de 1º de abril de 1964.
Jaime Miranda foi referência dos intelectuais engajados nas lutas sociais e figura de destaque nacional na esquerda brasileira, como integrante da Comissão Executiva do PCB e colaborador do Seminário “Novos Rumos” que circulava em todo território brasileiro. Chegou a ser suplente de Deputado Estadual, em Alagoas e durante as prisões políticas de 1964, foi considerado pela Ditadura Militar como principal figura política da esquerda alagoana.
Em função do seu destacado papel nos bastidores da resistência democrática, Jaime foi capturado pelas forças de repressão política em 1975, no Rio de Janeiro, onde sofreu bárbaras torturas nos porões da polícia política e foi assassinado em seguida sem que a família e a sociedade saibam até hoje do seu paradeiro. Por tanto foi sem dúvida, um intelectual, jornalista, advogado e militante político, ao quais os trabalhadores e a democracia devem uma grande reverência.
A Escola Municipal Jaime Amorim Miranda com o decorrer dos anos sofreu modificações referentes à modalidade educacional, que desde a sua fundação que faz pouco tempo em 2006 até 2008 assegurou a modalidade de ensino contando com o ensino infantil e fundamental da 1º a 8º série, mas iniciou sua modificação em 2009 quando ocorreu a reformulação da educação básica acrescentando mais um ano e
modificando a nomenclatura de séries para anos, onde a escola estabeleceu do 1º ao 9º ano do ensino fundamental I e II. Nos anos de 2010 e 2011 a instituição de ensino Jaime de Amorim sofreu modificações significativas, em 2010 a escola compreendia do 6º ao 9º ano e também apenas uma turma do 1º ano do ensino fundamental, já em 2011 a escola permaneceu compreendendo do 6º ao 9º ano e também apenas uma turma do 2º ano do ensino fundamental, justamente para cobrir o ano anterior. Porém em 2012 a Escola Municipal Jaime de Amorim Miranda modificou pouco em relação aos dois anos anteriores, onde continuou com a modalidade de ensino compreendendo do 6º ao 9º ano do ensino fundamental apenas. Como podemos identificar no quadro abaixo:


Início do projeto

Com o começo das visitas no dia 31 de abril de 2012, foi dado início ao trabalho feito na Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, que fica localizada na Rua Belmiro Amorim no bairro da Santa Lúcia, para realização do projeto da disciplina de Introdução à Computação, ministrada pela professora Leide Jane de Sá Araújo, pelos alunos do 2º período do curso de licenciatura plena em Geografia (IGDEMA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL Campus A. C. Simões).
O projeto consistia na observação das tecnologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem com ênfase no laboratório de informática e por fim a criação de um blog em nome da escola, capacitando 3 membros da instituição (sejam eles: alunos, professores, administradores ou servidores) para manutenção do mesmo.
Foram realizadas entrevistas com os alunos do turno matutino, professores e funcionários desta escola, com o objetivo de verificar os conhecimentos e manejo das tecnologias pelos alunos e professores da escola, a partir da coleta dos dados, obteve-se as análises que virão logo após o término do levantamento dos dados. 


Fachada da escola. Foto: Rogério Ferreira

Visitas

O trabalho iniciou no dia 20/04 (sexta-feira) com a entrega do ofício para autorizar a implementação do projeto na Escola Municipal Jaime Amorim Miranda. A equipe foi bem recebida pelos membros do corpo discente, docente, toda a direção e os integrantes do sistema administrativo. A escola conta com uma boa estrutura física em excelente estado de conservação, com laboratório de informática, 10 salas de aula, secretaria, sala para coordenação, diretoria, biblioteca, sala para o programa + Educação, sala de leitura, sala de apoio pedagógico destinada aos professores, sala de vídeo, pátio descoberto, cozinha, dispensa, dois almoxarifados, dois banheiros para os servidores, 10 banheiros para os alunos, quadra poliesportiva com dois vestiários e seis arquibancadas e por fim uma sala de arquivo.
Em seguida, depois do conhecimento da estrutura física da escola foi feito a aplicação do questionário com os alunos e professores. Foram tiradas várias fotos da estrutura da escola e a finalização das visitas se deram no dia 31/05 (quinta-feira).
As fotos a seguir mostram um pouco do que foi visto durante as visitas, dando enfoque a estrutura da escola.


Sala de apoio pedagógico aos professores. Foto: Rogério Ferreira.

 Sala após o horário de aula. Foto: Rogério Ferreira.

 Laboratório de informática. Foto: Rogério Ferreira.

 Laboratório de informática. Foto: Rogério Ferreira.

Alunos do 6º durante a aplicação do questionário. Foto: Rogério Ferreira
.
Alunos do 6º ano durante a utilização da sala de vídeo. Foto: Profª Sonia.


Biblioteca da Escola Municipal Jaime Amorim Miranda. Foto: Rogério Ferreira

Sala de leitura. Foto: Rogério Ferreira.

Acesso a secretaria. Foto: Rogério Ferreira.

Quadra poliesportiva. Foto: Rogério Ferreira.

Alunos durante a aula de Ed. Física. Foto: Rogério Ferreira.

  
Pátio durante o intervalo. Foto: Rogério Ferreira.

Pátio durante o intervalo. Foto: Rogério Ferreira.

Pátio durante o intervalo. Foto: Rogério Ferreira.

Pesquisas

Foram realizadas entrevistas no colégio, com alunos do turno matutino, do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, essas pesquisas deram fundamentação teórica ao trabalho, onde foram verificados os conhecimentos sobre as tecnologias informacionais dos alunos da escola.
Os alunos responderam as questões, ajudando na coleta dos dados, receberam bem os entrevistadores, o que facilitou um pouco mais o trabalho, as perguntas de múltipla escolha diziam respeito a coisas como o local onde os alunos fazem o acesso principal ao computador, internet e também a finalidade para com o uso da internet, depois do levantamento dos dados os resultados ficarão disponíveis em breve no blog da instituição.

Horário de funcionamento

A escola que fica localizada na Rua Belmiro Amorim, número 760 – CEP 57.081-000. Bairro: Santa Lúcia – Maceió- AL, funciona nos seguintes horários:
Matutino: das 07h30 às11h30.
Vespertino: das 13h00 às 17h30.
Noturno: das 18h40 às 22h00
Para mais informações nos números: 082 3315 – 8045 e 082 3324 – 5580.

Ideb



Com base nas informações que são cedidas pelos órgãos governamentais, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) projeta as metas do 8º ao 9º ano para Escola Municipal Jaime Amorim Miranda da seguinte maneira:  


Fonte: Ideb.

Os resultados e projeções para as turmas do 6º ao 7º ano não estão disponíveis, levando-se em conta as alterações nas modalidades de ensino, que estão disponíveis no Quadro 1 do blog.